Urandir Oliveira assume Presidência do Conselho de Pesquisas Avançadas da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito
SÃO PAULO, Brasil, July 02, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- O fundador e presidente do Ecossistema Internacional Dakila, Urandir Fernandes de Oliveira foi empossado, nesta quinta-feira, 26 de junho, como presidente do Conselho de Pesquisas Avançadas da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito (ABRAHM). A cerimônia, que integra a programação comemorativa pelos 25 anos da Academia, foi realizada no Auditório André Franco Montoro, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Segundo o presidente da ABRAHM, comendador Regino Barros, a criação da cadeira de Pesquisas Avançadas foi motivada pela visita da comitiva à sede de Dakila, em Campo Grande. “Fiquei profundamente impactado com o brilhante trabalho realizado por Urandir e sua comunidade. A partir dessa experiência, traçamos um plano conjunto. Hoje, unimos dois grandes ecossistemas: Dakila e ABRAHM, com o apoio da Associação Brasileira da Influência Digital (ABRID) e da Secretaria Executiva do Congresso Nacional, que reúne 241 parlamentares”, afirmou Barros.
Em seu discurso, Urandir destacou o orgulho de liderar o conselho. “É uma honra representar todos que trilham conosco essa jornada. Esse reconhecimento fortalece nosso compromisso com a ciência, a tecnologia e a humanidade. Queremos impactar positivamente o Brasil e o mundo”, declarou o novo presidente, que foi ovacionado de pé. Urandir também foi homenageado com medalhões que trazem a esfinge do ex-presidente Juscelino Kubitschek, patrono da Academia e símbolo de progresso e inovação no Brasil.
Na ocasião, Urandir entregou a Medalha Juscelino Kubitschek ao Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, que destacou a importância da ABRAHM como entidade de valorização das personalidades que contribuem para uma sociedade mais justa e civilizada.
O evento reuniu autoridades políticas, cientistas, representantes de instituições acadêmicas e lideranças do setor produtivo.
Ecossistema Dakila
Fundado há mais de 30 anos, o Ecossistema Internacional Dakila se transformou em uma rede global com associados em quatro continentes. A estrutura institucional articula diversas frentes de pesquisas científicas, por meio da Dakila Pesquisas, e tem promovido descobertas que desafiam as visões tradicionais da ciência oficial.
Entre os estudos mais notáveis estão a descoberta da antiga cidade de Ratanabá, na Amazônia — com mais de 16 km de ruas, quadras e construções reveladas por meio da tecnologia LiDAR (sigla em inglês para detecção e alcance por luz); pesquisas sobre o Sistema Terra e suas anomalias; o desenvolvimento de novas tecnologias para saúde e energia; o remapeamento do ancestral Caminho do Peabiru; e a investigação das origens da humanidade e de registros históricos esquecidos.
Contact information: Eliane do Canto | eliane.canto@dakila.com.br
Foto deste comunicado disponível em: https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/c372cb20-6f3b-4b5e-beeb-58ba01c3fd7d

Legal Disclaimer:
EIN Presswire provides this news content "as is" without warranty of any kind. We do not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, images, videos, licenses, completeness, legality, or reliability of the information contained in this article. If you have any complaints or copyright issues related to this article, kindly contact the author above.
